A ideia já começou com um grande sucesso de vendas, pois no período de Festival de Inverno de Garanhuns, sempre houve um bom público de turistas que prestigia o artesanato. O espaço cresceu com o número de artesãos e participações na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) exposições em eventos da cidade de Garanhuns.
No espaço da “Casa do Artesão” ocorreram mudanças na estrutura física, que mudou de endereço, e no momento está sediada no Prédio do Centro Cultural. Em 2009, os artesãos vislumbraram o crescimento da Casa do Artesão e perceberam a necessidade de fundar uma associação, para sair da informalidade e se juntar em prol do bem comum, – que sempre foi a divulgação do artesanato do município de Garanhuns.
Depois de muitas reuniões foi fundada a “Associação da Casa do Artesão de Garanhuns”, sempre pensando na coletividade e união dos artesãos, promovendo eventos internos e cursos de aperfeiçoamento das habilidades dos participantes, com a parceria do Sindicato Patronal de Garanhuns (Sindicato dos Trabalhadores). Por meio da parceria da com a Prefeitura de Garanhuns sempre também tem sido sempre possível participar da maior feira de artesanato de Pernambuco a Fenearte, divulgando assim o artesanato de Garanhuns para todo o Pernambuco.